Sobre o aniversário

19 set

Nascido a 13 de setembro de 1979, no início dessa semana completei 31 anos de idade.

Esses períodos próximos ao aniversário costumam ser de bastante reflexão e introspecção para mim. Momento em que geralmente faço um balanço do que já foi, do que está sendo, do que poderá um dia ser…

Nem sempre os sentimentos são muito animadores, mas quando a coisa começa a ficar séria demais é bom dar um toque um pouco mais otimista e bem humorado. Ficamos mais velho, mas a vida é assim para todos. O tempo passa sem distinção…

Uma companheira de aniversário (nascida a 13 de setembro de 1830), a escritora Marie von Ebner-Eschenbach certa vez escreveu:

Uma pessoa permanece jovem na medida em que ainda é capaz de aprender, adquirir novos hábitos e tolerar contradições.

Apesar de ficar mais velho, vale a pena ter em mente o que é necessário para se permanecer jovem.

Forever Young

Que você permaneça sempre jovem, apesar da idade.

***

[Atualização em 26/09/2010] Certamente a minha incipiente experiência de paternidade também tem me proposto esse mesmo exercício: capacidade de aprender, adquirir novos hábitos e tolerar contradições. Capacidade de aprender a ser pai, de aprender com o novo que surge, de aprender a lidar com novas demandas e a nova e especial função. Adquirir novos hábitos é uma condição intrínseca para os novos pais, que aos poucos percebem a mudança de ritmo e de prioridades em suas vidas. E, em momentos de transição, vez ou outra surgem algumas contradições (a vontade e a necessidade de exercer a função de pai em choque à vontade de se dedicar a algum passatempo, e coisas assim).

Deixe um comentário