Ensaio sobre a cegueira – parte 2

6 fev

Somente depois de ter lido o livro (veja aqui o que escrevi sobre a leitura do livro) é que me permiti assistir ao filme. (Na medida do possível, é o que procuro fazer). O interessante de se assistir ao filme depois de ler o livro é que você percebe algumas coisas:

  1. Alguns trechos do livro foram suprimidos, o que é natural e esperado ao se converter para um outro formato. Mas as cenas do livro que não constam no filme não atrapalham a história (re)contada em vídeo.
  2. O “filme que criei em minha mente” enquanto lia foi um tanto quanto diferente daquele proposto por Meirelles. Certamente, isso também era natural e esperado. As imagens que se formaram em minha mente era de um mundo muito mais caótico, imundo e menos humano. A cena do estupro, principalmente, passou-se de maneira muito mais chocante e angustiante no filme da minha mente. (Depois fiquei pensando comigo mesmo: caramba, acho que sou um animal, pervertido e sanguinário).
  3. Ótima escolha de Alice Braga para o papel da rapariga dos óculos escuros. Nada melhor que uma mulher brasileira para interpretar uma personagem sensual.
  4. Após ler o livro, e antes de assistir ao filme, fiquei pensando comigo mesmo: como alguém resolveria a questão de contar visualmente uma história cujo tema é justamente a falta de visão?

Em minha opinião, Fernando Meirelles é um grande diretor, e sua leitura da obra permitiu-lhe a tradução em outra obra muito boa. Gostei bastante do filme, embora ainda prefira o livro.

Por fim, a reação do próprio Saramago sobre o filme dirigido por Fernando Meirelles:

2 Respostas to “Ensaio sobre a cegueira – parte 2”

  1. Fabiana Frigo 09/03/2011 às 12:26 #

    Oi Brunno,
    Também sou super fa do Saramago, e esse livro é o meu preferido de todos. Também gostei do filme, mas o livro… a nao tem comparaçao…
    É a primeira vez que entro no seu blog e estou adorando, seus textos sao ótimos.
    Beijos a toda a familia,
    Prima Fá

    • Brunno 11/03/2011 às 21:54 #

      Oi Fabi,

      Que ótima surpresa sua visita por aqui. Espero que essa seja a primeira de muitas visitas, e que você continue gostando dos meus textos.

      Sou grande fã do Saramago, já li um bom número de seus livros, mas ainda há muitos a serem lidos. Dentre todos os que li, acho que o que mais gostei foi O Evangelho segundo Jesus Cristo.

      Beijos a você e a toda família também.
      Primo Brunno.

Deixe um comentário