Sarau

8 ago

Novamente fiquei um bom tempo sem atualizar este blog. Há aqueles que me dizem que o Olhar Mutante está a cada dia menos mutante, ou cada vez mais Olhar Imutável. Ou ainda: Olhar Distante! Não lhes tiro a razão, afinal é o que parece quando se fica quase um mês sem atualizar o blog.

Enfim, para variar, volto a escrever após “sumir” por uns tempos. Neste tempo que passou, participei de um Sarau muito bacana aqui em Campinas. Música e poesia para aquecer uma dessas frias noites de julho. Piano, violão, vozes, poemas alheios (sim, Mário Quintana e Fernando Pessoa estiveram presentes de certa forma) e textos dos próprios presentes.

Na ocasião, fiz uma “recitação dramática” de “Ai se sesse”, do poeta Zé da Luz. A primeira vez que ouvi esse poema foi em um show do Cordel do Fogo Encantado, há um bom tempo atrás. Dentre muitas outras que eu poderia ter escolhido, essa foi uma forma de homenagear a “literatura de cordel” e a expressão artística popular. Para quem não conhece o poema “Ai se sesse”, pode conferi-lo aqui (vídeo com Lirinha – do Cordel do Fogo Encantado – recitando) ou aqui (apenas a letra do poema).

Minha participação incluiu também uma declamação de poema de minha autoria: “Quem sabe” (03/04/2008), que transcrevo a seguir.

Quem sabe,

depois de descobrirmos o fogo,

colonizarmos os rincões do planeta,

construirmos as cidades,

inventarmos os carros e os computadores,

pisarmos na Lua,

e lançarmos expedições ao sem-fim do universo…

Quem sabe,

após longa jornada,

então possamos caminhar

pela mais desafiadora das sendas:

o despertar da consciência,

que une aquilo que ilusoriamente dividimos

e que nos leva de encontro ao Todo

encerrado no Vazio de nós mesmos.

(Brunno, 03/04/2008).

8 Respostas to “Sarau”

  1. Sveta 09/08/2009 às 07:19 #

    Oi, Brunno!

    As poesias sao muito belas. Imagino como foi este Sarau de que voce partecipou… Na realidade, ultimamente e possivel encontrar o novo no seu blog so uma vez ao mes. Lhe enteendo, a vezes isto sucede com tudos… Mas espero que para voce este estado e temporario, porque e sempre um prazer ler algo no seu blog. Um abraço para voce, fique bem.

  2. Silmara Franco 09/08/2009 às 13:18 #

    Brunno, mas que dica ótima essa do Lirinha. Obrigada.
    E parabéns pelo seu poema.
    Um beijo,
    Silmara Franco
    http://www.fiodameada.wordpress.com

  3. Raysla Camelo 10/08/2009 às 21:27 #

    Eu adoro sarau!
    Quando eu tinha 16/17 anos (o que não faz muito tempo, rs) participava de um grupo de teatro formado na escola. Eu era especialista em recitais de poesias. Simplesmente adoro! Ainda tenho algumas guardadas na memória.
    Também adoro Cordel do Fogo Encantado. Eles sempre estavam em Brasília, mas nunca pude (eu talvez pude, mas não aproveitei a oportunidade) vê-los. Tenho muita vontade. “Ai se sesse” é uma dessas rimas que ficam grudadas na mente.
    Também gosto de cordel. Se procurar, acho que tenho alguns em papéis velhos e empoeirados.

    Quanto a presença de sua ausência no Blog, bem vindo ao não nosso mundo blogueiro! hehe Acho que todo mundo passa por um momento de ininspiração (o meu caso) ou de preguiça (o caso de seu irmão, que tá sempre escrevendo versinhos mas passa meses sem atualizar o blog).

    Abraços!

  4. Leo 12/08/2009 às 20:07 #

    Mano, a poesia pode esperar pelos seus momentos de ausência… Não se preocupe com sua frequência aqui não, pra você ter uma idéia, eu voltei a postar recentemente, sendo que antes dessa recência, frequência ainda se escrevia freqüência!
    Boto uma fé que deve ter sido muito bom esse sarau. O dia que quiser me convidar pra esses lances, ficarei agradecidamente honrado.

    Beijo

  5. Brunno 17/08/2009 às 22:33 #

    Sveta,

    Obrigado por sua visita e pelo comentário. Realmente, nos últimos tempos tenho atualizado o blog uma vez por mês. Pretendo me tornar um pouco mais assíduo (publicar mais textos).

    Abraços e fique bem!
    Brunno.

  6. Brunno 17/08/2009 às 22:35 #

    Oi Silmara!

    Que bom você aqui de novo! E agradeço seu comentário sobre a poesia. E, por fim: essa declamação do “Ai se sesse” pelo Lirinha é realmente bacana, não?

    Ah, mais um recado em tempo: continuo seguindo o “fio da meada”.

    Um beijo,
    Brunno.

  7. Brunno 17/08/2009 às 22:42 #

    Oi Raysla.

    É bem bacana ter uns “poemas guardados na memória”, não é? Aí de repente, quando for preciso (e sempre há um momento em que se precisa de poesia), a gente saca da memória e vai recitando os versos, um a um, em seguida…

    Cordel do Fogo Encantado tem um som bem legal, as batidas e as letras também. E o show é melhor ainda que ouvir o CD. A banda é “teatral”, e o espetáculo dinâmico. Bacaníssimo! Deixa o Leo avisado, para vocês não perderem um futuro show, seja aqui em Campinas, seja em Brasília, ou outro lugar possível 🙂

    “Ininspiração” é um bom neologismo! 🙂

    Beijos,
    Brunno.

  8. Brunno 17/08/2009 às 22:47 #

    Leo, meu irmão camarada

    Aos poucos nós vamos voltando, quem sabe com mais frequência (tem horas que penso que foi uma pena ter caído o “trema”).

    O sarau foi muito bom mesmo (tua “fé botada” está correta). Quando rolar um próximo, te aviso. É provável que ainda esse ano…

    Um beijo de feliz aniversário.
    Brunno.

Deixe um comentário